(54) 3221.3658
PEQUENAS CRISES - PESQUISA EM COMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA

PEQUENAS CRISES - PESQUISA EM COMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA

Autor: FABRÍCIO SILVEIRA (Org.)

Editora: MODELO DE NUVEM

Páginas: 168

Formato: 21 x 14 cm

Peso: 0g

Disponível: Sim

“Pequenas Crises. Pesquisa em Comunicação e experiência estética” é organizado por Fabrício Silveira - o primeiro título de ensaios acadêmicos publicado pela Modelo de Nuvem. Os demais autores são Gabriela Ramos de Almeida, Jamer Guterres de Mello, Dadylla Nobre Rabelo, Felipe Gue Martini, Rafael Tourinho Raymundo, Clarissa Rita Daneluz, Maria Luiza Santos Soares, Marcel Neves Martins, Tabita Strassburger, Rafael Foletto, Deivison Moacir Cezar de Campos.

Há alguns anos, o teórico alemão Hans Ulrich Gumbrecht escreveu um curto ensaio intitulado “Pequenas crises. Experiência estética nos mundos cotidianos”. Em síntese, Gumbrecht formula uma questão paradoxal: é possível uma estética no cotidiano? Sem dúvida, a discussão é desafiadora, visto que os próprios termos colocados em causa (“estética” e “cotidiano”) parecem conflitantes. Agora, nessa mesma linha de desdobramentos e conseqüências – impulsionados também pelo acompanhamento dos fóruns acadêmicos da área de Comunicação –, os ensaios reunidos em “Pequenas Crises. Pesquisa em Comunicação e experiência estética”, inclusive os ensaios visuais apresentados, repercutem e reportam-se diretamente ao provocativo texto de Gumbrecht. Entretanto, mais do que esclarecê-lo e criticá-lo, do ponto de vista teórico-analítico e exegético, os autores optaram por empregá-lo, prioritariamente, como uma espécie de âncora de trabalho, uma leitura propulsora, em torno da qual se dão (e/ou podem se dar) vários desdobramentos investigativos. Têm-se assim uma espécie de núcleo ao redor do qual gravitam vários relatos e experiências de pesquisa, todas elas em curso no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (São Leopoldo – RS), nos níveis de mestrado e doutorado, durante o primeiro semestre de 2010. A intenção do conjunto de ensaios é explorar uma diversidade de objetos comunicacionais pelo viés da(s) estética(s) da comunicação que se pode cogitar (e construir) a partir de Gumbrecht – e não só a partir dele, mas cotejando-o, compatibilizando-o também com outros referenciais e outros quadros teóricos.

 
R$ 28,00

Veja também

  • PEQUENAS CRISES - PESQUISA EM COMUNICAÇÃO E EXPERIÊNCIA ESTÉTICA
    FABRÍCIO SILVEIRA (Org.)
    R$ 28,00